COLÓQIO IHG_card Copy.png
 

Realização

 

Inserido nas comorações dos 250 anos de Porto Alegre, a realização do 2º Colóquio de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) tem por finalidade continuar proporcionando um espaço para discussão e divulgação de pesquisas, além de promover o diálogo entre pesquisadores de diferentes campos do conhecimento das Ciências Humanas; Artes; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística e Letras, que utilizam fontes custodiadas pelo IHGRGS ou outras instituições de custódia de acervos do Rio Grande do Sul.

Logo_IHG_Dourado_Nome_Maior.png
 

Programação

Programação 

05 de maio | quinta-feira 

Manhã

8h30 – Credenciamento

09h às 10h20 – Apresentações de Trabalhos

10h20 – Convívio

10h40 às 12h – Apresentações de Trabalhos

Tarde

14h às 15h40 – Apresentações de Trabalhos

16h10 – Convívio

16h30 – Roda de Conversa: Em breve

06 de maio | sexta-feira 

 

Manhã

09h às 10h20 – Apresentações de Trabalhos

10h20 – Convívio

10h40 às 12h – Apresentações de Trabalhos

Tarde

14h às 15h40 – Apresentações de Trabalhos

15h40 – Convívio

16h às 18h – Apresentações de Trabalhos

 

1. Apresentadores de trabalho:

 

a) O Colóquio é aberto aos acadêmicos dos níveis de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores em geral;

 

b) Os interessados poderão participar na modalidade “Apresentação oral”; optando por um dos Simpósios Temáticos (ST) oferecidos, a saber:

ST1 – Cidades e narrativas;

ST2 – Cidades e trajetórias;

ST3 – Cidades e patrimônios.

c) Para participar do evento cada interessado deverá submeter à Comissão de Seleção e Organização um resumo, de acordo com as normas estabelecidas por esse regulamento e dentro do prazo estipulado por este edital, pelo formulário.

 

d) Cada autor poderá submeter apenas 01 (um) trabalho, que poderá ter até 2 (dois) autores;

 

e) Serão selecionados até 25 (vinte e cinco) trabalhos;

 

f) Os trabalhos selecionados para apresentação oral no Colóquio poderão ser realocados, à critério da Comissão de Seleção e Organização;

 

g) A divulgação dos trabalhos aceitos para o evento ocorrerá via site e mídias sociais do IHGRGS, conforme prazo estabelecido neste regulamento.

 

2. Ouvintes:

 

a) A participação na modalidade de ouvinte é aberta a todos os interessados;

b) As inscrições poderão ser feitas até a data do evento pelo Formulário para inscrição Ouvinte;

c) Os certificados de participação como ouvinte, com registro de carga horária serão encaminhados por e-mail até 30 dias após o término do evento. Para sua emissão, serão exigidos 75% de presença.

 

Serão fornecidos certificados para ambas as modalidades. A participação e a emissão do certificado terão custo de R$ 15,00 para ouvintes e R$ 35,00 para apresentadores de trabalho. O pagamento deverá ser feito no primeiro dia do evento.

Inscrições 

Apresentações de Trabalhos

O trabalho deverá versar sobre tema de livre escolha do autor, porém deverão ser levados em consideração os seguintes critérios:

 

a) Configurar-se como estudo a respeito da história do Rio Grande do Sul ou de seus municípios, incluindo trajetórias institucionais, familiares ou individuais, transformações urbanas, arquitetura e patrimônios, etc.;

b) Ter a pesquisa sido realizada com base em fontes primárias custodiadas por instituições públicas e/ou privadas, preferencialmente o IHGRGS;

c) Apresentar resultados parciais ou finais de pesquisa e não apenas propostas de investigação;

 

Resumo para inscrição no evento

a) O título do trabalho deverá estar em caixa alta, Times New Romam 12. Após o nome do autor ou dos autores, o texto deve conter no máximo 150 palavras; em português, Times New Romam 12, espaço simples, seguidas por até 05 palavras-chave, separadas por ponto final (.) e ser anexado, via formulário, até 15 de março de 2022;

b) Formulário para inscrição de Apresentador de trabalho;

c) Ao encaminharem seus resumos para o Colóquio de Pesquisa, os autores já estarão, automaticamente, concedendo autorização para que sejam publicados.

 

Apresentação dos Trabalhos

 

a) A apresentação terá o tempo máximo de até 20 minutos;

b) Será disponibilizado recurso audiovisual para apresentação de todos os trabalhos, sendo de responsabilidade dos autores a leitura e a compatibilidade dos arquivos de apresentação.

 

Do Artigo

 

Deverá ser formatado de acordo com as seguintes normas:

 

a) Deverá ser redigido com rigorosa correção gramatical (a revisão gramatical é de responsabilidade dos autores);

 

b) Laudas A4: mínimo 10; máximo 15, sem inserção de números de página; Margens: Superior e Esquerda = 3 cm, Inferior e Direita = 2 cm; Corpo do Texto: fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, espaçamento entre linhas: 1,5 e Formato.doc ou .docx.

 

c) Título: fonte Times New Roman, tamanho 12; caixa alta; alinhamento centralizado e em negrito;

 

d) Nome do autor: após o título; alinhado à direita; fonte Times New Roman, tamanho 12; estilo negrito e itálico; (em rodapé, formação acadêmica e, se for o caso, instituição a qual está vinculado e, e-mail para contato);

 

e) Resumo: após o nome do autor; contendo no máximo 150 palavras; em português (sem abstract); fonte tamanho 11; espaço simples; seguidas por até 05 palavras-chave; separadas por ponto final (.).

 

f) Subtítulos: fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhados à esquerda; estilo negrito;

 

g) Citações diretas: com até três linhas: no corpo do texto; fonte tamanho 12 e entre aspas; em estilo Times New Roman (autor, ano de publicação, página), no corpo do texto. Citações com mais de três linhas: recuo de parágrafo de 4 cm; fonte tamanho 11, texto justificado; sem aspas; espaçamento simples referência em estilo Times New Roman (autor, ano de publicação, página) no corpo da citação;

 

h) Demonstrativos do artigo (quadros, gráficos, imagens e mapas): inseridos no corpo do texto, com as respectivas legendas;

 

i) Notas de rodapé: no final da página; fonte Times New Roman tamanho 10; sem recuo da margem esquerda; espaçamento simples;

 

j) Referências e fontes pesquisadas: as referências deverão constar no final do artigo, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As fontes pesquisadas devem ser relacionadas no final do artigo, fornecendo dados como: identificação do documento (tipologia, número, ano, fundo) e instituição responsável pela guarda.

 

A exatidão das referências e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do artigo. Os apresentadores de trabalhos terão até 60 dias após o evento para encaminhar os artigos completos para publicação, seguindo as normas acima. Os trabalhos, posteriormente, serão publicados no formato de Anais Eletrônico, devendo ser divulgado nas mídias sociais e no site do IHGRGS.

IHGRGS

ENDEREÇO COMPLETO
SOBRE O IHGRGS 

O IHGRGS tem por finalidade promover estudos e investigações sobre História, Geografia, Arqueologia, Filologia, Antropologia e campos correlatos de conhecimento, principalmente centrados no Rio Grande do Sul. Preserva a memória rio-grandense através de fundos documentais e acervos bibliográficos que servem, também, para embasar as investigações e a construção de massa crítica sobre seu objeto de trabalho. Formado em 1920 por um grupo de intelectuais que questionava a formação da sociedade sul-rio-grandense em todos os seus aspectos, completa 100 anos em 2020, conservando a proposta de reunir um coletivo multifacetado de pensadores preocupados em desvendar e propagar a cultura do RS.

Instituto Histórico e Geográfico do RS
R. Riachuelo, 1317, Centro
Porto Alegre - RS

Cep: 90010-271
F: (51) 3224-3760

Horário de atendimento ao público e pesquisa:
Terça à Sexta das 13:30 às 18:00